PELA SOCIEDADE NO BEM VIVER

 

Pela sociedade no bem viver - Nelito Dornelas


A paz é vital para as relações, a paz nasce de relações novas e de relações equilibradas. O aumento da violência dá a sensação de relações quebradas. É preciso ajudar a reconstruir este tecido de elos, de relações.


Quem melhor sistematizou um pensamento circular sobre a paz são os povos andinos Quetchua e Aymará com a expressão o Bem viver.

O Bem viver refere-se a duas palavras com significados semelhantes em Quetchua e em Aymará: sumak muito bom, e kawsay ou camaña conviver. Sua ideia central é a vida em harmonia: harmonia consigo mesmo, com outras pessoas do mesmo grupo, com grupos diferentes, com a Pachamama, a Mãe Terra e seus filhos e filhas de outras espécies e com as realidades espirituais.

O Bem viver implica em se construir uma sociedade fundamentada nos sete caminhos para a paz. O primeiro é a paz para trás: com o nosso passado pessoal e coletivo; o segundo é a paz para frente: com as gerações futuras; o terceiro é a paz para o alto: com a divindade; o quarto é a paz para baixo: com o ambiente onde se vive; o quinto é paz para a direita: com os vizinhos; o sexto, para a esquerda: com a família e o sétimo: para dentro: consigo mesmo.

Os princípios do Bem viver dialogam com a proposta das Bem aventuranças proclamadas por Jesus. Das oito Bem aventuranças, destaquemos três: Bem aventurados os puros de coração porque verão a Deus (princípio religioso), Bem aventurados os mansos porque possuirão a terra (princípio político) e Bem aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia (princípio ético).

O Bem viver constitui-se numa alternativa espiritual, política, econômica, cultural e social ao sistema produtivista-consumista que tudo transforma em mercadoria, inclusive a vida humana. Daí a razão da violência e da banalização da vida e de todas as formas de vida. O Bem viver nos mostra que cada ser humano compõe a comunidade de vida e estabelece teias de relações com todas as criaturas. Cada ser está interligado e é interdependente de tudo e de todos. Em vez de extrair, transformar, consumir, descartar, destruir e matar, as nossas relações devem ser regidas pelo princípio do respeito, da harmonia e da comunhão com a terra e todas as criaturas. Só o respeito e a veneração poderão favorecer em nós a consciência do Bem viver, Pertencer, Conviver e Ser.

O Bem viver poderá contribuir também para transformar em expressão política de uma Sociedade do Bem viver para todos e na superação de uma sociedade do viver bem para alguns poucos, causadora da violência. Ao Bem viver dos povos indígenas, acrescentamos o Pertencer dos afro descendentes e o Conviver e Ser da tradição cristã.

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